top of page
Buscar

Uso de flavonoides como modulador do tecido adiposo.

  • Christiany Froklich David
  • 2 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Existem dois tipos de tecido adiposo no corpo humano, o tecido adiposo branco (TAB) responsável por guardar energia na forma de triglicerídeos, e participar do balanço energético pelos processos de lipogênese (estoque de ácidos graxos e triglicerídeos no tecido adiposo e fígado) e lipólise (quebra desses triglicerídeos para a posterior eliminação pelo corpo) e o Tecido adiposo marrom (TAM) que tem função de transformar energia em calor e manter a temperatura corporal por termogênese sem tremores no frio.


Pensava-se anteriormente que somente os bebês, pequenos roedores, alguns mamíferos hibernantes possuíam o TAM, porém estudos descobriram que pessoas adultas também possuem esse tecido adiposo no organismo, porém, está mais ativo em algumas pessoas.

Pessoas cujo TAM está ativo possuem menor peso corporal, tornando esse tecido um alvo de diversas pesquisas no combate a obesidade.

A questão é:

Seria possível modular esse tecido adiposo, fazendo com que o TAB se “transformasse em TAM”? A resposta é que diversos estudos científicos indicaram que o maior consumo de flavonoides estava relacionado ao peso corporal, facilitando o processo de termogênese ativado pelo tecido adiposo marrom.

Flavonoides são os fitoquímicos mais populares encontrados abundantemente em frutas e vegetais como: salsa, aipo, camomila, manjerona, cenouras, pimentões, cebola em especial a casca da cebola roxa, uva, berinjela, repolho roxo, chá-verde dentre muitos outros.

A imagem abaixo mostra as áreas onde é possível localizar esse tecido adiposo marrom, a imagem do meio é de uma pessoa eutrófica (peso ideal) e do canto direito uma pessoa com obesidade, ambas expostas a mesma temperatura, veja a diferença da ativação do TAM e como a pessoa eutrófica tem mais tecido adiposo marrom concentrado na região torácica.

Lichtenbelt et al. N. Eng J. Med, 2009

Os flavonoides seriam então capazes de induzir ativação do TAM e promover o escurecimento do TAB, segundos as pesquisas realizadas, consequentemente aumentando o potencial do gasto de energia através da termogênese.

O aumento da termogênese sem tremores por ativação do tecido adiposo marrom e escurecimento do tecido adiposo branco é uma abordagem potencial para melhorar as doenças metabólicas, como a obesidade.

Mas vale lembrar que nenhum alimento sozinho consegue fazer milagres, a reeducação alimentar, com a inclusão de alimentos mais saudáveis e naturais na dieta, a prática de atividade física auxiliando no balanço energético negativo, a higiene do sono, e uma vida menos estressante são importantes para a manutenção da saúde corporal e mental.

Agora que você já sabe que é possível ativar a termogênese com uso dos flavonoides, inclua na sua lista de compras:

Maçã, uva, romã, morango, blueberry, lima, brócolis, repolho, espinafre, couve, manjericão, cebola, alho, aipo, chá-verde, chá-preto, cacau.

Que tal fazer uma sobremesa ou um lanchinho da tarde super fácil e prático com algum desses ingredientes, bora pra cozinha!

Salada de frutas rica em flavonoides:

ingredientes:

500 ml de suco de laranja lima; frutas vermelhas picadas (morango, amora, framboesa, romã); 2 folhas de manjericão picadas. 4 folhas de hortelã picadas; ½maça; ½ fatia de melancia; 1 fatia de mamão; 1 rodela de abacaxi; 1 banana prata (opcional);

Modo de preparo Lavar as frutas e ervas com água corrente. Deixe-as por 15 minutos imersas em uma bacia com água e o sanitizante que costuma usar ou para cada litro de água colocar 1 colher de água sanitária e deixar por 15 minutos também vale. Depois desse tempo escorrer e lavar bem em água filtrada. Tire as cascas das frutas que precisarem ser descascadas, corte em cubinhos e reserve. Em outro recipiente espremer a laranja, acrescentar as ervas e em seguida as frutas.

Ah! O manjericão é rico em flavonoide e combina com receitas doces e salgadas, por isso, não precisa lembrar dele só na hora da pizza ou macarrão, use em sucos, saladas de frutas, geleias e diversas preparações!

Rendimento desta receita 15 porções.

Fontes:

Townsend KL, Tseng YH. Brown fat fuel utilization and thermogenesis. Trends Endocrinol Metab. 2014 Apr;25(4):168-77. doi: 10.1016/j.tem.2013.12.004. Epub 2014 Jan 2. PMID: 24389130; PMCID: PMC3972344.

Mele L, Bidault G, Mena P, Crozier A, Brighenti F, Vidal-Puig A, Del Rio D. Dietary (Poly)phenols, Brown Adipose Tissue Activation, and Energy Expenditure: A Narrative Review. Adv Nutr. 2017 Sep 15;8(5):694-704. doi: 10.3945/an.117.015792. PMID: 28916570; PMCID: PMC5593103.

Khalilpourfarshbafi M, Gholami K, Murugan DD, Abdul Sattar MZ, Abdullah NA. Differential effects of dietary flavonoids on adipogenesis. Eur J Nutr. 2019 Feb;58(1):5-25. doi: 10.1007/s00394-018-1663-8. Epub 2018 Mar 14. PMID: 29541908; PMCID: PMC6424933.

Kang, HW; Lee, SG; Otieno, D.; Ha, K. Flavonóides, compostos bioativos potenciais e termogênese sem tremores. Nutrientes 2018 , 10 , 1168. https://doi.org/10.3390/nu10091168

 
 
 

Comments


CHRISTIANY FROKLICH DAVID

NUTRICIONISTA EM VILA VELHA

(27) 99249-5739

bottom of page